11ª Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

A 11ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida aconteceu no sábado, 02 de maio, onde aproximadamente 400 ônibus, além das vans e carros particulares saíram das diversas paróquias que compõem nossa diocese, para se reunirem e viverem em comunhão este grande momento de fé e alegria junto a Mãe Aparecida.

Logo pela manhã iniciamos a acolhida dos milhares de romeiros na tribuna Papa Bento XVI, onde animados pelo Pe. Daniel Vitor, Airton da Banda Nova Face e seminaristas, cantaram, rezaram e meditaram o santo terço pelas intenções diocesanas: 26 º  aniversário da Diocese de Osasco; 25 º  aniversário episcopal Dom Ercílio, 1 º  aniversário da nomeação de nosso pastor Dom João Bosco, pelo ano da Vida Consagrada e por todas as famílias, para que sejam “Evangelho Vivo” e “Berço da Fé”.

“Diante de um assunto tão envolvente que é a família, eu preciso de ajuda. Eu preciso que nossa diocese seja muito fortemente campo onde o Brasil possa ver a caminhada da família católica, cristã. Que as nossas famílias sejam um exemplo junto comigo para podermos com a nossa oração, com o nosso testemunho chegar a todo o Brasil. Cada família nossa representa mais 100 que não conhece bem Jesus, então nós precisamos de famílias que sejam missionárias, famílias que saem de casa e vão atrás de outras famílias” disse Dom João Bosco em  sua saudação aos romeiros.

A romaria teve como ponto principal a celebração da Santa Missa, às 9h00, na Basílica de Nossa Senhora, que ficou repleta de fiéis diocesanos e foi presidida por nosso Bispo Dom João Bosco e concelebrada por Dom Ercílio Turco (Bispo Emérito), Monsenhor Claudemir (Vigário Geral da diocese) e inúmeros presbíteros do clero diocesano e demais presentes, que também contou com a presença dos diáconos recém ordenados Luiz Rogério e Marcelo, seminaristas e religiosos. A celebração foi transmitida pela TV Aparecida.

“As nossas famílias são o ‘Berço da Fé’ e vem a casa da Mãe Aparecida para reforçar a fé, mas não para si próprios, vem renovar a fé para levar para esses que lá ficaram, para esses ‘quase’ todos que nos acompanham. Quem são esses ‘quases’? Lá no tempo de São Paulo Apóstolo, quem são os ‘quases’ de hoje? Eu acho que a gente pode imaginar, quantos não chegam a fé porque muitas vezes não lhes foi anunciado quem é Jesus Cristo? É básico nós precisamos anunciar quem é esse Jesus Cristo que nós amamos, que nós queremos, quem é a sua Santíssima Mãe. E Ele se apresenta hoje no evangelho dizendo exatamente isso: ‘Ah, se vocês me conhecessem, conheceria também a maravilha do meu Pai’. Ele nos diz isso porque nós não o conhecemos o suficiente. Será que nós ainda estamos nesse ‘quase’ que não conhece Jesus? Quem são esses ‘quases?” nos questionou Dom João durante sua homilia.

Dom João Bosco refletiu também em sua homilia sobre a importância da família ser “Berço da Fé’: “É preciso que nossas famílias cumpram a tarefa de ensinar nossas crianças que Jesus é Deus, não um simples ser humano como é ensinado nas escolas, pois assim estaremos garantindo as futuras gerações a fé verdadeira, a família tem que ser ‘Berço da Fé’. Que todas as famílias do Brasil sejam de fato berço de uma fé integral, de uma fé completa, de uma fé que se expressa, não só numa participação consciente em nossas comunidades espalhadas por todo o país, mas também e sobretudo, que sejam capazes de sair para encontrar outras famílias, outras pessoas e anunciar Jesus verdadeiro Deus, é o Deus da minha vida, é a minha referência para sempre!”.

Finalizando sua reflexão, como presidente da Comissão Episcopal-Pastoral Vida e Família(CEVF) da CNBB, convidou as famílias de todo o Brasil para estarem presentes na última semana do mês de maio em Aparecida para juntos participarem da Peregrinação das Famílias.

Confira as fotos acessando:

XI Romaria Diocesana ao Santuário de N. Sra. Aparecida

Fonte: RoseMeire Sousa – Pascom Diocesana

Compartilhe..Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on FacebookShare on LinkedInEmail this to someoneDigg thisPin on PinterestShare on StumbleUpon

Related posts